VAMOS SALVAR O JAMOR_cores RGB_5_5_3b

Quem Somos

Vamos Salvar o Jamor surgiu como um movimento de cidadãos e residentes, pacífico e apartidário, tendo entretanto adquirido o estatuto de Organização Não Governamental de Ambiente (ONGA). O movimento tem como objetivo a retirada do Plano de Pormenor da Margem Direita da Foz do Rio Jamor e sua substituição por soluções alternativas ambientalmente adequadas, social e economicamente justas.

Alguns fatos sobre nós:

  • No total somos mais de 30 pessoas, de diferentes idades, graus de experiência e situações profissionais. Alguns de nós já acompanham a problemática do Vale do Rio Jamor há largos anos, outros juntámo-nos agora. Alguns de nós moramos ou trabalhamos na Cruz-Quebrada/Dafundo, em Algés, Carnaxide, Caxias, Linda-a-Pastora, Linda-a-Velha ou Queijas, outros vivem noutras localidades da região de Lisboa ou do país. Todos utilizamos a praia da Cruz-Quebrada, o vale do Jamor e o Complexo Desportivo do Estádio Nacional como lugares de lazer, de convívio e de saúde. Em comum recusamos que a harmonia do vale e do complexo desportivo seja destruída por um plano que não serve os interesses do ambiente nem das populações.
  • O movimento nasceu de um conjunto de reuniões iniciais realizadas na Cruz-Quebrada/Dafundo em Março e Abril de 2015. Estas reuniões foram divulgadas publicamente e juntaram pessoas preocupadas com o sucessivo adiamento da apresentação pública do Plano de Pormenor da Margem Direita da Foz do Rio Jamor por parte da Câmara Municipal de Oeiras. Nestas reuniões foi feito o balanço de mais de um ano de insistências na realização dessa apresentação, não só por parte da população, como da Junta de Freguesia. Nelas fixou-se como objetivo inicial a realização de uma petição pública que motivasse o Presidente da Câmara Municipal de Oeiras a apresentar publicamente aos(às) cidadãos(ãs) na Cruz-Quebrada/Dafundo, o Plano de Pormenor da Margem Direita da Foz do Rio Jamor.
  • O movimento começou a efetivar-se a 20 de Abril logo após a realização da referida apresentação, na qual ficou clara, perante mais de 150 munícipes e orgãos de comunicação social, a falta de vontade e a incapacidade da Câmara Municipal em esclarecer os moradores sobre os aspetos mais negativos do projeto, e a sua defesa intransigente dos interesses de um grande promotor imobiliário privado, em detrimento do interesse público, do ambiente e da saúde das populações (exemplos de notícias: SIC , Expresso). A 27 de Abril realizou-se uma primeira reunião geral onde ficou afirmada a vontade geral dos presentes de gerarem um movimento de cidadãos que defendesse o vale do Jamor e as suas comunidades dos perigos e ameaças contidos no plano de pormenor e promovesse a discussão pública de alternativas compatíveis com a beleza natural e o desenvolvimento sustentável daquele espaço.
  • As preocupações e objetivos do nosso movimento estão expressas no nosso Manifesto.
  • Internamente, estamos organizados em quatro grupos de trabalho:
    • Ação Política: tem por objectivo realizar todas as ações políticas necessárias à suspensão e retirada do atual Plano de Pormenor, ao apuramento e discussão pública das responsabilidades pelas ações, inações, gastos e perdas já ocorridos e à efetiva discussão de soluções de requalificação ambiental e desenvolvimento sustentável na foz do Rio Jamor e áreas adjacentes. Mais informações: salvarjamor.pol@gmail.com
    • Ação Jurídica: tem por objetivo desencadear todas as ações jurídicas necessárias à suspensão e retirada do atual Plano de Pormenor e à defesa das populações locais contra as decisões da Câmara Municipal de Oeiras, da Administração Central e dos promotores imobiliários que impactam negativamente no ambiente e no património humano da região. Mais informações: salvarjamor.jur@gmail.com
    • Mobilização e Dinamização: tem por objetivo realizar todas as ações públicas necessárias à suspensão e retirada do atual plano, informar os media e as populações para as reais consequências económicas, sociais e ambientais do plano e auscultar as suas necessidades e propostas de soluções alternativas para aquela área. Mais informações: salvarjamor.mob@gmail.com
    • Gestão Financeira: tem por objetivo realizar a recolha de fundos necessários à atividade dos restantes grupos de trabalho, bem como gerir esses fundos e assegurar a sua correta aplicação, em termos totalmente transparentes. Mais informações e contributos: salvarjamor.fin@gmail.com
    • Existe ainda um email geral que qualquer pessoa ou orgão de comunicação social poderá usar para nos contactar (salvarjamor@gmail.com) e páginas Facebook e Twitter que usamos para divulgar informações, eventos e acções que realizamos.

Juntos podemos fazer valer os nossos direitos. Juntos vamos parar o Plano de Pormenor. Juntos Vamos Salvar o Jamor. Apoia esta causa.

Contata-nos e junta-te a nós!

 

2 thoughts on “Quem Somos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *